Correa: Integração ASA será passo importante para nova ordem mundial

Porlamar (Venezuela), 26 set (EFE).- O presidente equatoriano, Rafael Correa, respaldou hoje o avanço para a integração entre América do Sul e África, e ressaltou que isso significará um passo importante rumo a (criação de) uma nova ordem internacional.

EFE |

Correa expressou essas ideias com um discurso no encerramento da primeira sessão da 2ª Cúpula América do Sul-África (ASA).

Ele ressaltou que como presidente pro tempore da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), constituída pelas 12 nações do subcontinente, uma de suas funções é "aprofundar as relações da região com outras irmãs como a africana".

Nesse contexto, Correa falou do atual cenário internacional, marcado por "uma crise que não é como a que o capitalismo provocou recorrentemente", mas além da aresta econômica tem outras como "o problema da mudança climática, da crise energética e uma possível crise alimentar".

Esses são problemas que devem ser enfrentados "decididamente" pela América do Sul e África, cujos 66 países representam "cerca de 30% dos votos em Nações Unidas".

As duas regiões têm que articular posturas comuns perante organismos internacionais para fazer ouvir sua voz em assuntos vitais como "reformar uma arquitetura financeira mundial extremamente injusta e que conduziu o mundo para a atual crise".

"Também para combater a fome no mundo, que é um problema derivado de sistemas injustos de distribuição, já que pela primeira vez na história há os recursos para acabar com ela", finalizou o governante do Equador. EFE gf/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG