Correa e Chávez se reúnem no Equador para revisar integração bilateral

Puyo (Equador), 28 out (EFE).- Os presidentes de Equador, Rafael Correa, e Venezuela, Hugo Chávez, se reuniram hoje na cidade equatoriana de Puyo para revisar o amplo programa binacional de integração dos dois países.

EFE |

Os dois chefes de Estado chegaram hoje de manhã a Puyo para a reunião bimestral para avaliar a série de projetos comuns em matéria de petróleo, siderurgia, educação, comércio, soberania de alimentos, finanças e desenvolvimento.

Um dos campos nos quais Equador e Venezuela aprofundaram suas relações é o petrolífero, onde pretendem aprofundar seus compromissos.

Entre os projetos revisados hoje, consta o de prestação de serviços no Campo Sacha, na Amazônia equatoriana, onde as petrolíferas estatais Petroecuador e Petróleos de Venezuela, S.A.

(PDVSA) construíram a sociedade de economia mista Río Napo.

Além disso, as duas estatais fizeram uma prospecção no Bloco 4 no Golfo de Guayaquil, no sudoeste do Equador, cujos primeiros resultados deverão sair no segundo semestre de 2009, quando se saberá se existem reservas de gás e petróleo que sejam rentáveis.

As equipes técnicas dos dois países também avaliam o trabalho de duas torres de perfuração de poços alugadas pela Petroecuador à Venezuela.

Petroecuador e PDVSA também antecipam um acordo de prospecção e exploração de petróleo no Campo Ayacucho 5, na faixa petrolífera do Orinoco venezuelano, onde fizeram estudos geológicos e geofísicos.

As duas estatais também avaliarão em Puyo o andamento da Refinaria do Pacífico, um complexo petroquímico na província equatoriana de Manabí. EFE fa/wr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG