Correa diz que mais importante é ajudar Haiti

Quito, 21 jan (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje que o mais importante no momento é ajudar o Haiti a se recuperar da tragédia depois do terremoto, e disse que depois será preciso analisar a implicação da chegada de soldados estrangeiros a essa nação caribenha.

EFE |

Consultado no "Canal Uno" de televisão sobre o temor, entre outros, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que o Governo dos Estados Unidos "está se aproveitando da tragédia humanitária" do Haiti "para tomar militarmente" essa nação, Correa disse que o importante agora é a ajuda.

"Além de compartilhar ou não (esse temor), acho que o urgente neste momento é a ajuda humanitária, se os soldados estrangeiros podem fazer isso, que façam, e depois esclareceremos as coisas, que o Haiti é um país soberano, mas o urgente neste momento é conseguir toda a ajuda para essa tragédia impressionante", disse.

Reiterou que sobre os temores sobre a presença de tropas estrangeiras podem ser discutidos depois.

"Para isso, acho que há instâncias regionais, internacionais, mas o urgente neste momento é obter todos os recursos para ajudar o povo haitiano".

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. Segundo declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, acredita que o número de mortos superará 100 mil.

O Exército brasileiro informou que 18 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

Entre os civis - além da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e de Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti -, foi informado hoje que outra mulher também morreu no tremor, aumentando para 21 o número total de vítimas brasileiras. EFE sm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG