Correa destaca importância do Brasil para A.Latina

Madri - O presidente do Equador, Rafael Correa, reeleito no último domingo, destacou a importância da postura de liderança do Brasil na América Latina.

EFE |

"Não há dúvidas (sobre a liderança). Ninguém pode duvidar da importância do Brasil. É uma das 10 economias maiores do mundo e, por isso, adota essa liderança", afirmou em entrevista ao jornal espanhol "El País".

Correa disse ainda que a postura do Brasil na América sempre foi de respeito com os outros países da região.

"Sempre houve o mais profundo respeito para os demais países da América Latina. Sempre houve isso por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse.

Além disso, o presidente equatoriano negou a existência de um "eixo" entre Venezuela, Bolívia e seu país, e propôs a criação de um Banco do Sul que respalde as moedas nacionais e seja financiado com fundos da região.

Correa assegurou ainda que o Equador tem excelentes relações com todos os países.

"Provavelmente viajei mais vezes ao Brasil do que à Venezuela.

Viajei muitas mais vezes à Argentina. Não vejo nada de errado em existir um eixo como dizem, mas claramente não existe nenhum", afirmou.

O líder equatoriano também se referiu à conjuntura financeira regional e propôs a criação de "um fundo de reservas do Sul que sirva para respaldar as moedas nacionais, as crises de balanças de pagamento, e as crises fiscais".

Leia mais sobre: Rafael Correa

    Leia tudo sobre: rafael correa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG