mentiroso e ridículo - Mundo - iG" /

Correa afirma que governo Uribe é mentiroso e ridículo

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou nesta segunda-feira que a Colômbia não tem provas de qualquer ligação de Quito com a guerrilha das Farc e acusou o governo de Alvaro Uribe de ser mentiroso e ridículo.

AFP |

"Demos 48 horas ao governo colombiano (até terça-feira) para que prove esta nova infâmia, que prove a temeridade que acaba de afirmar", disse o líder equatoriano, após ser acusado por Bogotá de permitir a presença das Farc no território do Equador.

"Como não vai fazer isto, denunciaremos novamente à América Latina e ao mundo que ficou mais uma vez provado que o governo de Alvaro Uribe é mentiroso e (...) ridículo", disse Correa, que chamou de "insultante e caluniosa" a denúncia colombiana.

Segundo o presidente, o governo colombiano "nem sequer faz mais o papel de vilão, e sim de ridículo".

"É preciso saber porque se dispõe a representar este papel, talvez por receber orientações externas para desestabilizar o nosso governo e impedir que uma revolução cidadã progressista integre uma organização dos Estados latino-americanos...".

"Tratam de envolver diretamente o presidente da República com difamação, dizer que ordenei a nossas Forças Armadas não perseguir as Farc", disse Correa, ao convocar a população do país para enfrentar a ameaça da administração Uribe.

Na véspera, o governo colombiano denunciou que Correa impediu no passado ações de seus militares contra a guerrilha das Farc em território equatoriano.

"O governo colombiano soube que as Forças Armadas do Equador foram desautorizadas pelo presidente Rafael Correa quando antecipavam operações contra as Farc em território equatoriano".

O Equador "foi informado muitas vezes da presença das Farc em seu território e se contradiz ao afirmar que não sabia das atividades do número dois do grupo", Raúl Reyes, morto durante um bombardeio colombiano no dia 1º de março no país vizinho.

SP/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG