Corpo do presidente da Zâmbia é recebido por multidão em Lusaka

Lusaka, 23 ago (EFE).- O corpo do presidente da Zâmbia, Levy Mwanawasa, que morreu terça-feira em Paris, foi recebido hoje por uma multidão no aeroporto e nas ruas de Lusaka.

EFE |

O corpo de Mwanawasa, que será velado na capital e nas nove províncias do país antes de seu enterro, em 3 de setembro, chegou em um avião militar francês, que foi escoltado por dois aviões de combate zambienses antes de aterrissar.

No aeroporto, o corpo foi recebido com várias honras e 21 salvas de tiros em homenagem a Mwanawasa, enquanto uma música religiosa era tocada ao fundo por uma banda militar.

Durante essa pequena cerimônia, o caixão foi colocado em um carro fúnebre militar, que o levou até o centro de convenções Mulungushi Hall, passando pelas ruas de Lusaka, tomadas por milhares de pessoas que viram o cortejo.

Segundo as autoridades, o corpo do presidente passará os próximos dois dias no Mulungushi Hall. Depois, percorrerá as nove províncias do país para que possa ser velado por todos os cidadãos. Só então retornará a Lusaka, onde será enterrado em 3 de setembro.

Mwanawasa sofreu um derrame um dia antes da cúpula da União Africana (UA) no Egito dois meses atrás, e foi transferido para o hospital Percy-Clamart, em Paris, onde morreu esta semana.

Sua política anticorrupção e as medidas de modernização econômica que pôs em prática na Zâmbia, um dos países mais pobres do mundo, valeram a Mwanawasa o apoio da comunidade internacional. EFE mc/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG