Corpo de Haider será incinerado sábado na Áustria

Viena, 13 out (EFE).- Jörg Haider, o líder ultradireitista austríaco que morreu em um acidente de trânsito, será incinerado no próximo sábado e a urna com suas cinzas será enterrada em um sítio familiar no estado da Caríntia.

EFE |

O Governo desse estado informou que o corpo de Haider será velado a partir de quinta-feira na sede do Executivo regional de Klagenfurt para que os cidadãos possam se despedir dele até a noite de sexta.

O enterro acontecerá no sábado, com um cortejo fúnebre até o centro histórico da capital da Caríntia.

No sepultamento, se espera a presença de grandes nomes da política austríaca, e também "uma grande participação internacional", segundo informou à rádio pública "ORF", Reinhard Sladko, do Governo regional.

O jornal "Österreich" disse esperar que até 50 mil pessoas participem do enterro.

Segundo o diário austríaco, seguramente estarão presentes os veteranos das SS nazistas, corpo declarado criminoso pelo tribunal de Nuremberg, e diversos grupos ligados à extrema direita.

Haider morreu no sábado passado em acidente de carro em que bateu contra um poste na Caríntia, quando dirigia a 142 km/h, o dobro da velocidade permitida.

O político foi uma das lideranças da ascensão da extrema-direita na Áustria, que nas eleições legislativas de 28 de setembro conseguiu quase um terço dos votos. EFE ll/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG