Coreias mantêm encontro preliminar para falar de Kaesong

Seul, 5 mai (EFE).- Coreia do Norte e Coreia do Sul mantêm um encontro preliminar para preparar as conversas iniciadas em abril sobre o complexo industrial conjunto de Kaesong, informaram hoje fontes oficiais sul-coreanas citadas pela agência Yonhap.

EFE |

"As discussões já estão em andamento", disseram as citadas fontes do Ministério de Unificação sul-coreano à agência local de notícias.

As duas Coreias mantiveram em 21 de abril seu primeiro encontro em nível governamental em mais de um ano no parque industrial conjunto, localizado na cidade norte-coreana fronteiriça de Kaesong.

Após vários desacordos sobre o formato das conversas bilaterais, Pyongyang protestou ao considerar baixos demais os salários pagos pelas companhias sul-coreanas do complexo industrial conjunto.

O regime comunista pediu então um aumento dos salários e solicitou um novo encontro entre as duas partes.

Ainda se desconhece a data e o local desta segunda rodada de negociações entre as duas Coreias, segundo as fontes oficiais.

Trabalham em Kaesong cerca de 40.000 pessoas, a maioria norte-coreanos empregados por companhias da Coreia do Sul especializadas na fabricação de têxteis e diversos utensílios.

Empresas sul-coreanas e o próprio Governo de Seul investiram até o momento US$ 550 milhões no complexo conjunto de Kaesong, desde sua inauguração, em 2005. EFE ce/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG