Coreia do Sul recupera navios norte-coreanos e interroga marinheiros

Das três embarcações que navegavam no lado sul da fronteira do Mar Amarelo, duas estariam em situações de naufrágio

EFE |

O exército sul-coreano recuperou nesta quinta-feira três navios norte-coreanos no lado sul da fronteira marítima do Mar Amarelo (Mar Ocidental) e está interrogando quatro dos marinheiros, informou o Estado-Maior da Coreia do Sul.

Os norte-coreanos sob investigação são os tripulantes de dois navios que foram avistados nesta quinta nas cercanias da ilha fronteiriça sul-coreana de Baengnyeong quando tentavam evitar o iminente naufrágio das embarcações, informou a agência local "Yonhap".

Horas depois, a marinha sul-coreana encontrou outro navio norte-coreano que ia a pique em águas próximas à mesma ilha, perto da Coreia do Norte, mas neste caso foi fornecido combustível aos três tripulantes para que retornassem.

Casos assim não são raros nestas águas, cenário de uma grande tensão entre as duas Coreias desde o afundamento , em março de 2010, de uma corveta sul-coreana, em incidente que deixou 46 tripulantes mortos, e do bombardeio norte-coreano contra uma ilha do país vizinho em novembro.

A política da Coreia do Sul é interrogar os marinheiros norte-coreanos que encontra em suas águas e acolhê-los no país se expressarem seu desejo de desertar do regime comunista norte-coreano. Por enquanto, as autoridades sul-coreanas não sabem por que vários navios norte-coreanos cruzaram a fronteira marítima entre as duas Coreias quase simultaneamente.

    Leia tudo sobre: coreia do sulcoreia do nortefronteira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG