Coreia do Sul procura Japão para retomar negociações com Norte

Tóquio, 16 abr (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores do Japão, Hirofumi Nakasone, e da Coreia do Sul, Yu Myung-Hwan, reuniram-se hoje em Tóquio para estudar a situação da Coreia do Norte e das negociações de seis lados, atualmente estagnadas.

EFE |

O encontro dos ministros ocorre logo após a Coreia do Norte declarar que não voltará a participar desse fórum para sua desnuclearização.

Japão e Coreia do Sul criticaram o lançamento, no último dia 5, de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte, que nesta semana, foi condenado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Segundo os Estados Unidos, o teste foi uma prova do programa norte-coreano de mísseis balísticos.

Em resposta a condenação da ONU, a Coreia do Norte ordenou a expulsão dos analistas da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) e da equipe de investigadores nucleares americanos, após ameaçar com seu rearmamento nuclear e com o fim da negociação de seis lados, em andamento desde 2003.

Segundo informou a agência "Kyodo", de Pyongyang, os quatro analistas da AIEA já abandonaram o país enquanto outros quatro investigadores nucleares americanos devem fazê-lo até amanhã, embora já tenham deixado o complexo nuclear de Yongbyon. EFE psh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG