Coreia do Sul pede libertação de marinheiros presos

Pesqueiro sul-coreano teria sido capturado por autoridades norte-coreanas no litoral da península

EFE |

Seul - A Coreia do Sul fez um pedido oficial a Coreia do Norte para libertar sete marinheiros de um pesqueiro sul-coreano supostamente capturado no último domingo, 8, pelas autoridades norte-coreanas no litoral oriental da península, informou a agência local "Yonhap".

Seul entregou esta mensagem a Coreia do Norte através da linha de comunicação militar entre os dois países, e Pyongyang a recebeu, segundo a porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, Lee Jong-joo.

Na mensagem, dirigida ao presidente da Cruz Vermelha da Coreia do Norte, os sul-coreanos pedem a entrega do navio e de sua tripulação, de acordo com as leis internacionais e os direitos humanos, enquanto pediu uma explicação sobre as circunstâncias em que aconteceu a detenção.

Até agora, a Coreia do Norte não notificou os vizinhos do sul sobre a detenção do barco, embora a guarda litorânea sul-coreana garanta que ela aconteceu. O pesqueiro Daeseung 55, com quatro sul-coreanos e três chineses a bordo, foi detido neste domingo quando supostamente navegava perto das águas da Zona Econômica Exclusiva (EZZ) da Coreia do Norte no Mar do Leste (Mar do Japão).

Acredita-se que o navio foi levado ao porto norte-coreano de Sungjin, na província de Hamkyong (norte do país), enquanto a guarda litorânea sul-coreana enta esclarecer se o barco do país violou a zona econômica exclusiva da Coreia do Norte.

O incidente ocorre em momentos de forte tensão entre as duas Coreias, por conta do afundamento em março do navio de guerra sul-coreano Cheonan, atribuído a um ataque de um torpedo da Coreia do Norte. Pyongyang realizou nesta segunda-feira mais de 100 disparos de artilharia no litoral ocidental da península em resposta às manobras militares que Seul desenvolveu na zona nos últimos dias.

    Leia tudo sobre: iGcoreia do nortecoreia do sulembarcação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG