Coreia do Sul lança com sucesso seu 1º foguete espacial

Seul, 25 ago (EFE).- A Coreia do Sul lançou hoje pela primeira vez em sua história um foguete espacial, às 17h (5h, Brasília), e conseguiu pôr em órbita com sucesso um satélite científico.

EFE |

O país se torna, assim, a décima potência espacial do mundo, após o lançamento dos 33 metros e 140 toneladas do "Naro-1", desenvolvido com ajuda técnica da Rússia.

O foguete, também conhecido como "KSLV-1", subiu ao céu da província de Jeolla - 485 quilômetros ao sul de Seul - na hora prevista e, segundo a agência de notícias "Yonhap", o completou as duas fases com sucesso e pôs o satélite na órbita terrestre.

O trajeto do veículo espacial foi acompanhado pelo olhar atento dos cientistas da agência espacial sul-coreana (Kari), por especialistas russos e pelo primeiro-ministro Han Seung-soo.

Apesar dos contínuos atrasos, o último na quarta-feira passada a menos de oito minutos de acionar os propulsores, a Coreia do Sul conseguiu iniciar sua corrida espacial sem que se tenha detectado problemas durante os primeiros momentos da missão.

Segundo Lee Joo-jin, presidente da Kari, o sucesso do lançamento ajudará a Coreia do Sul a se tornar independente em matéria aeroespacial e contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda.

O lançamento, motivo de orgulho nacional e seguido por milhares de pessoas das praias próximas, procura o reconhecimento internacional e o início de um programa espacial inteiramente sul-coreano.

Apesar de a Coreia do Sul já ter lançado 11 satélites próprios, é a primeira vez que o faz com um foguete desenvolvido por seus cientistas, ainda que com ajuda russa.

A Coreia do Sul investiu 284 milhões de euros em seu primeiro foguete espacial e cerca de 200 milhões de euros no centro espacial de onde se realizou o lançamento. EFE ce/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG