Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Coréia do Sul, Japão e China acertam retomada de diálogo a seis lados

Seul, 15 jun (EFE).- Coréia do Sul, Japão e China acertaram retomar no final deste mês o processo de negociação de seis lados sobre a desnuclearização da Coréia do Norte, informou hoje a agência local de notícias Yonhap.

EFE |

Os ministros de Assuntos Exteriores da Coréia do Sul, Yu Myung Hwan; do Japão, Masahiko Komura; e da China, Yang Jiechi, acertaram também uma colaboração mais estreita nas negociações com Pyongyang sobre os seqüestros de japoneses e desnuclearização, após uma reunião trilateral que mantiveram ontem à noite em Tóquio.

A Coréia do Norte se comprometeu na sexta-feira que "reinvestigará o assunto dos cidadãos japoneses seqüestrados" nas décadas de 70 e 80 por agentes norte-coreanos, segundo um comunicado oficial do regime comunista.

Em troca deste gesto, Japão se comprometeu a levantar parte das sanções impostas ao regime comunista.

"Os três ministros de Assuntos Exteriores compartilharam a estimativa que depois dos resultados positivos da reunião entre Japão e Coréia do Norte, a atmosfera para as negociações de seis lados já está quase madura", disseram à "Yonhap" fontes diplomáticas sul-coreanas.

Segundo a agência local de notícias, as negociações serão retomadas muito provavelmente no final de junho.

O diálogo de seis lados começou em 2003 em Pequim entre Estados Unidos, as duas Coréias, Japão, China e Rússia. EFE ce-icr/ma

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG