Coreia do Sul e EUA coordenarão resposta ao plano nuclear norte-coreano

Seul, 5 set (EFE).- O enviado especial dos Estados Unidos para Coreia do Norte, Stephen Bosworth, se reuniu hoje com as autoridades sul-coreanas para analisar as novas ameaças nucleares de Pyongyang, que avança em seus planos para enriquecer urânio.

EFE |

Bosworth e o principal negociador de Seul sobre o desarmamento nuclear norte-coreano, Wi Sung-lac, analisaram a situação atual, depois que a Coreia do Norte anunciasse ontem que avançou em seus planos de enriquecimento de urânio para produzir armas atômicas.

Ambos falaram do retorno de Pyongyang às negociações de seis lados sobre a desnuclearização do regime comunista e apostaram por dar uma resposta conjunta ao anúncio, disseram fontes governamentais à agência sul-coreana Yonhap.

Nem Bosworth nem Wi deram mais detalhes da reunião, à espera de comparecer perante a imprensa no domingo.

A visita de Bosworth a Coreia do Sul começou ontem, o mesmo dia em que Pyongyang anunciou que avança no processo de enriquecimento de urânio para fabricar armas atômicas, cuja "última fase" já começou .

O enviado americano também se reuniu com o ministro da Unificação, Hyun In-taek, e se espera que se reuna amanhã com o titular sul-coreano de Assuntos Exteriores, Yu Myung-hwan, antes de partir para o Japão.

Hyun assegurou ontem que a nova ameaça de Pyongyang sobre seu programa nuclear não afetará as reuniões de famílias separadas após a Guerra da Coreia (1950-53) previstas para o fim de setembro, um dos principais avanços na melhora das relações intercoreanas no último mês.

Sexta-feira, Bosworth reconheceu desde Pequim, onde começou sua viagem pela região, que recebeu um convite de Pyongyang para se reunir com as autoridades norte-coreanas, mas disse que "por enquanto não existem planos de visitar Coreia do Norte".

Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul expressaram ontem sua preocupação e sua rejeição à nova ameaça norte-coreana referida a seu programa nuclear. EFE ce-jmr/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG