Coreia do Sul e EUA adiam testes militares previstos para semana que vem

Países devem realizar também testes anti-submarino nas águas do Mar Amarelo

EFE |

Seul - Coreia do Sul e Estados Unidos adiaram os exercícios militares conjuntos previstos para a próxima semana no Mar Amarelo (Mar Ocidental) depois que Washington solicitou mais tempo para sua preparação, informou o Ministério de Defesa sul-coreano. As manobras iam começar na próxima segunda-feira e teriam duração de quatro dias, como parte da resposta ao afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan" por um ataque norte-coreano em março, mas devem ser adiados para meados ou fim do mês.

Coreia do Sul e EUA devem, além disso, realizar testes anti-submarinos, também em águas do Mar Amarelo, no final de junho ou início de julho. Segundo a agência sul-coreana "Yonhap", a agenda destas manobras conjuntas será acertada durante o encontro entre o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, e seu colega sul-coreano, Kim Tae-young, que acontece nesta sexta-feira, durante uma conferência de segurança asiática em Cingapura.

Esta será a primeira entre os responsáveis de Defesa desde o afundamento do "Cheonan", em 26 de março. Um grupo de investigadores estrangeiros afirmou no último dia 20 de maio em Seul que o incidente foi causado por um torpedo disparado por um submarino norte-coreano, embora o regime comunista de Pyongyang negue sua responsabilidade.

As manobras militares com os EUA no Mar Amarelo fazem parte das medidas adotadas contra Coreia do Norte em resposta ao fato. O Governo sul-coreano já anunciou na semana passada o bloqueio do comércio com a Coreia do Norte, e deve apresentar o caso ao Conselho de Segurança da ONU.

    Leia tudo sobre: iGeuacoreia do sulcoreia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG