A Coreia do Sul não eliminou a possibilidade de um torpedo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/26/explosao+causa+naufragio+de+navio+sul+coreano+e+coreia+do+norte+e+suspeita+9440541.htmlter afundado um dos navios da marinha nacional perto de uma fronteira marítima com a Coreia do Norte, disse o ministro da Defesa Kim Tae-young nesta sexta-feira.

A especulação inicial de que a Coreia do Norte poderia ter afundado a corveta Cheonan, de 1,2 mil toneladas, assustou as bolsas de Wall Street no dia 26. Os preços das ações recuaram, em parte, por causa das preocupações geopolíticas sobre o crescente conflito entre as Coreias rivais, e a moeda sul-coreana, o won, caiu ante o dólar.

Reuters
General sul-coreano rejeita responder perguntas de repórteres sobre incidente

General sul-coreano rejeita responder questões sobre incidente

"Nós acreditamos que há uma possibilidade de o afundamento ter sido causado por um torpedo, mas nós devemos olhar para todas as possibilidades", disse Kim a um comitê parlamentar.

Kim não disse se a Coreia do Sul pensa que o torpedo foi fogo amigo ou se veio da Coreia do Norte, país que ainda está tecnicamente em guerra com o Sul e que várias vezes ameaçou atacar navios na área.

Logo após o incidente, autoridades sul-coreanas não evitaram culpar o Norte. Kim já havia dito que o navio poderia ter atingido uma das várias minas utilizadas durante a Guerra da Coreia, de 1950 a 1953 .

As duas Coreias travaram duas sangrentas batalhas navais na última década nas disputadas águas do Mar Amarelo, na costa oeste.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.