ter afundado um dos navios da marinha nacional perto de uma fronteira marítima com a Coreia do Norte, disse o ministro da Defesa Kim Tae-young nesta sexta-feira." / ter afundado um dos navios da marinha nacional perto de uma fronteira marítima com a Coreia do Norte, disse o ministro da Defesa Kim Tae-young nesta sexta-feira." /

Coreia do Sul diz que torpedo pode ter afundado navio

A Coreia do Sul não eliminou a possibilidade de um torpedo http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/26/explosao+causa+naufragio+de+navio+sul+coreano+e+coreia+do+norte+e+suspeita+9440541.htmlter afundado um dos navios da marinha nacional perto de uma fronteira marítima com a Coreia do Norte, disse o ministro da Defesa Kim Tae-young nesta sexta-feira.

Reuters |

A especulação inicial de que a Coreia do Norte poderia ter afundado a corveta Cheonan, de 1,2 mil toneladas, assustou as bolsas de Wall Street no dia 26. Os preços das ações recuaram, em parte, por causa das preocupações geopolíticas sobre o crescente conflito entre as Coreias rivais, e a moeda sul-coreana, o won, caiu ante o dólar.

Reuters
General sul-coreano rejeita responder perguntas de repórteres sobre incidente

General sul-coreano rejeita responder questões sobre incidente

"Nós acreditamos que há uma possibilidade de o afundamento ter sido causado por um torpedo, mas nós devemos olhar para todas as possibilidades", disse Kim a um comitê parlamentar.

Kim não disse se a Coreia do Sul pensa que o torpedo foi fogo amigo ou se veio da Coreia do Norte, país que ainda está tecnicamente em guerra com o Sul e que várias vezes ameaçou atacar navios na área.

Logo após o incidente, autoridades sul-coreanas não evitaram culpar o Norte. Kim já havia dito que o navio poderia ter atingido uma das várias minas utilizadas durante a Guerra da Coreia, de 1950 a 1953 .

As duas Coreias travaram duas sangrentas batalhas navais na última década nas disputadas águas do Mar Amarelo, na costa oeste.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG