Coreia do Sul acredita que Norte prepara um terceiro teste nuclear

Serviços de inteligência teriam detectado movimentos no centro de testes atômicos do regime norte-coreano

EFE |

Seul - Os serviços de Inteligência sul-coreanos acreditam que a Coreia do Norte está preparando um terceiro teste nuclear, já que detectaram movimentos no centro de testes atômicos do regime comunista, informou neste domingo a agência local "Yonhap". A espionagem da Coreia do Sul e dos Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte está construindo túneis adicionais em Punggye-ri, o mesmo lugar no qual Pyongyang realizou seus dois testes anteriores em 2006 e 2009.

"É óbvio que a Coreia do Norte está preparando um terceiro teste nuclear", informou à "Yonhap" uma fonte anônima do Governo da Coreia do Sul. De acordo com a mesma fonte, a Coreia do Norte estaria construindo mais de um túnel na região para poder escolher a localização exata do novo teste nuclear subterrâneo, que as duas vezes anteriores foi detectado pelos sismógrafos da região.

A Inteligência sul-coreana não sabe com segurança se o teste poderia ser uma detonação baseada no plutônio, como nos anteriores, ou em urânio, que a Coreia do Norte assegura que está processando com motivos civis.

Em novembro, o regime de Kim Jong-il confirmou que está enriquecendo urânio para um reator experimental, embora o uso desta nova tecnologia lhe permitiria obter bombas atômicas e abrir um novo programa adicional ao de seu desenvolvimento com plutônio. O Exército sul-coreano vigia os movimentos da Coreia do Norte perante a possibilidade que teste também um míssil, já que Pyongyang parece ter completado a construção de uma nova plataforma de lançamento nas cercanias da fronteira com a China.

A Coreia do Norte realizou até o momento três lançamentos de mísseis de longo alcance: em 1998, 2006 e 2009, sem que tenha conseguido ter completo sucesso. "A Junta de Chefes de Estado-Maior (sul-coreana) está planejando programas com os quais responder a um terceiro teste nuclear norte-coreano ou o lançamento de um míssil de longo alcance", indicou a "Yonhap" uma fonte militar do Sul.

    Leia tudo sobre: coreia do sulcoreia do norteespionagemteste nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG