Coréia do Norte tenta reativar reator nuclear, segundo EUA

A Coréia do Norte está realizando ações para reativar o reator nuclear que começou a desarmar após o acordo internacional sobre seu projeto atômico, afirmou nesta segunda-feira o departamento americano de Estado.

AFP |

O porta-voz do departamento, Sean McCormack, revelou que os norte-coreanos estão reinstalando equipamento que estava estocado, mas não soube dizer se removeram os lacres instalados pela Agência Internacional de Energia Atômica na usina nuclear de Yongbyon.

"Estão seguindo atualmente alguns dos passos que lhes permitiriam reiniciar (...) e têm condições de usar Yongbyon como estava previamente configurada", destacou o porta-voz.

"Não penso que neste ponto estejam na última fase, mas, aparentemente, estão começando a tomar algumas ações iniciais para chegar a terceira fase".

A Coréia do Norte anunciou na semana passada que suspendeu os trabalhos de desmontagem de Yongbyon, e que analisava a reconstrução da usina porque Washington não retirou o país de sua lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

Leia mais sobre: Coréia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG