combate de alto nível - Mundo - iG" /

Coreia do Norte se diz pronta para combate de alto nível

Seul - O Exército da Coreia do Norte assegurou hoje que responderá a qualquer tentativa de interceptação de seu foguete e disse estar pronto para um combate de alto nível, informou a agência sul-coreana de notícias Yonhap.

EFE |

"Nossa força revolucionária está ponta para um combate de alto nível e responderá sem titubear ao mínimo movimento para interceptar nosso satélite de fins pacíficos", afirma o Exército através da agência de notícias oficial local "KCNA".

O Exército também criticou o Japão por "se comportar da pior maneira" perante o lançamento e voltou a advertir que responderá com ações militares contra os sistemas de interceptação japoneses caso tentem derrubar o foguete.

A Coreia do Norte reiterou também que o desenvolvimento pacífico de uma corrida espacial é um direito legítimo de qualquer país soberano e que o lançamento tem como objetivo a prosperidade do regime.

Pyongang anunciou seus planos de lançar um satélite de telecomunicações entre 4 e 8 abril, em meio a suspeitas de que a ação possa ocultar o teste de um míssil de longo alcance.

Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos acreditam que o lançamento, seja de um míssil ou de um satélite, violaria uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, pois a tecnologia necessária para ambos os casos é muito similar. As três nações acordaram uma "colaboração próxima" caso realmente ocorra o lançamento.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG