Coréia do Norte retira lacres da ONU para introduzir material nuclear em Yongbyon

VIENA - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou hoje que a Coréia do Norte retirou todos os lacres da ONU para introduzir no prazo de uma semana material nuclear na usina de Yongbyon, onde é processado o urânio para produzir plutônio, um material usado na fabricação de bombas atômicas.

EFE |

Além disso, o regime norte-coreano indicou aos inspetores da AIEA que eles não terão mais acesso a Yongbyon, cujo reator seria totalmente desmantelado, segundo um acordo multilateral com Pyongyang.

O funcionário da AIEA Olli Heinonen informou hoje em Viena aos 35 países-membros do Conselho de Governadores do organismo internacional os últimos passos tomados pelo regime stalinista.

Um diplomata próximo à AIEA indicou que em um próximo passo a Coréia do Norte pedirá a retirado dos lacres do depósito de combustível usado em Yongbyon.

A fonte acrescentou que os inspetores da AIEA permanecerão no país asiático, já que as restrições impostas pelo regime norte-coreano se limitam por enquanto à usina de reprocessamento em Yongbyon.

A Coréia do Norte tinha abandonado o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) em janeiro de 2003, após expulsar os últimos dois inspetores da AIEA que supervisionavam suas instalações atômicas.

Em seguida, o governo de Pyongyang impulsionou seu programa nuclear militar, que chegou a seu ponto crítico quando em outubro de 2006 realizou uma detonação nuclear subterrânea.

Mas dentro das negociações de seis lados, com Estados Unidos, Rússia, China, Coréia do Sul e Japão, o regime comunista concordou em desmantelar seu programa nuclear em troca de garantias políticas e ajudas econômicas.

Com a recusa de Washington de retirar a Coréia do Norte de sua lista de países que apóiam o terrorismo, Pyongyang anunciou recentemente sua decisão de relançar seu programa nuclear.

Leia mais sobre Coréia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG