outros exercícios de artilharia que provocaram tensão entre os dois países." / outros exercícios de artilharia que provocaram tensão entre os dois países." /

Coreia do Norte realiza disparos perto de fronteira com a Coreia do Sul

A Coreia do Norte efetuou nesta quarta-feira novos disparos de artilharia próximo à fronteira com a Coreia do Sul, informou a agência sul-coreana Yonhap, poucas horas depois de http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/27/coreia+do+norte+realiza+disparos+de+artilharia+em+zona+de+exclusao+9377833.html target=_topoutros exercícios de artilharia que provocaram tensão entre os dois países.

AFP |

A Yonhap indicou que Pyongyang retomou os disparos às 15 horais locais (4 horas de Brasília), após uma salva inicial efetuada horas antes. O Ministério da Defesa sul-coreano indicou que estava "verificando essas informações".

O ministro sul-coreano da Unificação, Hyun In-Taek, encarregado das relações entre ambos os países divididos desde a Guerra da Coreia (1950-53), afirmou que, apesar das tensões, Seul manterá o diálogo previsto para a próxima segunda-feira com o Norte. "Nosso governo manterá as negociações, como previsto", assegurou.

Apesar disso, o ministro, citado pela Yonhap, afirmou que os disparos efetuados pela Coreia do Norte "refletem uma atitude muito decepcionante". "Os atos que elevam desnecessariamente a tensão devem parar", disse Hyun.


Soldado norte-coreano é visto em posto de observação na fronteira / Reuters

Tensão elevada

Pyongyang proibiu passagem de navios quatro quilômetros a sul da controversa fronteira marítima Linha do Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês) no Mar Ocidental.

Por esse motivo, a Coreia do Sul intensificou sua vigilância, prevendo um possível lançamento de mísseis de curto alcance por parte do regime comunista norte-coreano.

A fronteira marítima NLL foi estabelecida no final da Guerra da Coreia (1950-1953), pelas tropas da ONU lideradas pelos EUA.

Leia mais sobre: Coreia do Sul - Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG