retoma construção de reator nuclear , diz imprensa japonesa - Mundo - iG" /

Coréia do Norte retoma construção de reator nuclear , diz imprensa japonesa

A Coréia do Norte começou a reativar o complexo nuclear de Yongbyon, tornando efetiva a ameaça feita após a recusa americana de retirar o país da lista de Estados terroristas, informou a imprensa japonesa nesta quarta-feira. Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo e a TV estatal do Japão, NHK, os trabalhos teriam sido iniciados na segunda-feira.

Redação com agências internacionais |

Em novembro de 2007, o regime comunista norte-coreano havia começado a desmantelar o reator e as outras instalações nucleares deste vasto complexo situado 90 km ao norte de Pyongyang, segundo os termos de um acordo internacional que previa o fim do programa nuclear em troca de ajuda energética.

Mas a Coréia do Norte começou a revisar suas instalações para colocar as mesmas em funcionamento, informaram a agência de notícias japonesa Kyodo e a rede de televisão americana Fox News.

Pyongyang anunciou em 26 de agosto que interromperia o processo de desmantelamento das instalações nucleares e que poderia reativar o complexo de Yongbyon.

A Coréia do Norte critica os EUA por não terem retirado o país de sua lista de Estados que apóiam o terrorismo, o que impede Pyongyang de se beneficiar da ajuda americana e bloqueia os empréstimos de organizações internacionais.

A Coréia do Norte realizou um teste de bomba atômica em 2006. No ano seguinte, assinou um acordo de seis países (as duas Coréias, EUA, Japão, China e Rússia) sobre o fim do programa nuclear, mas o processo vem atravessando altos e baixos há vários meses.

Leia mais sobre Coréia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG