Coreia do Norte proíbe passagem de navios no Mar Ocidental

Seul, 26 jan (EFE).- A Coreia do Norte proibiu hoje a navegação de navios em uma área do Mar Ocidental (Mar Amarelo), medida que, no passado, antecedeu lançamentos de mísseis de curto alcance, informou a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

Segundo fontes militares sul-coreanas, a Coreia do Norte proibiu hoje a passagem de navios quatro quilômetros ao sul da polêmica fronteira marítima Linha do Limite do Norte, no Mar Ocidental, criada no final da Guerra da Coreia (1950-1953).

O regime comunista não reconhece essa fronteira marítima, já que considera que está mais ao sul que a estabelecida em 1953 pelas tropas da ONU lideradas pelos Estados Unidos.

A Coreia do Sul intensificou sua vigilância diante do que poderia ser um possível lançamento de mísseis de curto alcance pelo regime comunista norte-coreano ou uma manobra militar de rotina.

Em outubro do ano passado, a Coreia do Norte lançou cinco mísseis de curto alcance a partir do Mar do Leste (Mar do Japão), após proibir a passagem de navios nesse área.

No entanto, em maio e dezembro do ano passado, a Coreia do Norte decidiu uma medida semelhante nas águas do Mar Ocidental, mas não chegou a realizar nenhum lançamento de mísseis. EFE ce/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG