Coreia do Norte proíbe navegação no Mar do Leste

Seul, 23 jun (EFE).- A Coreia do Norte avisou ao Governo japonês que proibirá por 16 dias a navegação em uma região do Mar do Leste (Mar do Japão) próxima a sua costa, porque deve realizar exercícios militares, informou hoje a agência Yonhap.

EFE |

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Won Tae-jae, a Coreia do Norte informou à Guarda Litorânea do Japão sobre a proibição de navegação entre 25 junho e 10 de julho ao redor do litoral da cidade de Wonsan, localizada no sudeste da Coreia do Norte e a cerca de 100 quilômetros ao norte da fronteira intercoreana.

Além disso, tinha notificado à Guarda Litorânea japonesa sobre uma área de perigo no Mar do Japão até 30 de junho, o que foi interpretado como uma preparação para o teste de um míssil.

Neste último aviso, a Coreia do Norte indicou pela primeira vez as razões pelas quais impõe uma proibição de navegação, algo que sempre mantém em segredo, segundo a "Yonhap".

As autoridades sul-coreanas assinalaram que o país comunista poderia preparar o lançamento de mísseis de médio alcance de suas bases no sul da cidade de Wonsan. EFE ce/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG