Coréia do Norte permite que inspetores visitem suas instalações nucleares

A Coréia do Norte concordou em permitir a visita de inspetores estrangeiros a suas instalações nucleares para confirmar que foram efetivamente desmontadas, concluídas as negociações multilaterais em Pequim sobre o programa nuclear norte-coreano, informaram neste sábado os negociadores.

AFP |

As linhas gerais do programa de inspeção foram anunciadas em um comunicado conjunto lido pelo chefe da delegação chinesa, Wu Dawaei.

Após uma interrupção de nove meses, as negociações foram finalmente retomadas na última quinta-feira entre os seis países participantes - China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as duas Coréias - para que Pyongyang encerre suas atividades nucleares.

O acordo implica na adoção de um mecanismo que incluirá a inspeção das instalações nucleares por especialistas dos seis países, além da análise de documentos e entrevistas com o pessoal técnico norte-coreano, explicou Wu.

Se necessário, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) também poderá ser consultada.

Pyongyang, por sua vez, aceitou desmontar seu reator nuclear de Yongbyon antes do fim de outubro em troca de ajuda energética por parte dos outros cinco países.

jkw-dd/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG