Seul, 4 abr (EFE).- A Coreia do Norte instalou equipamentos de vigilância no lugar do qual deve lançar um foguete de longo alcance, o que pode acontecer hoje mesmo, segundo fontes oficiais sul-coreanas citadas pela agência Yonhap.

Segundo informações, três câmeras de observação foram colocadas em torno da base de Musudanri, na província de Hamgyeong (nordeste), onde o tempo neste sábado (hora local) é nublado e venta pouco.

Fontes do Governo de Seul citadas pela agência sul-coreana disseram que o lançamento pode acontecer a qualquer momento.

Caso o foguete seja realmente lançado, a Coreia do Norte comprovará sua capacidade de testar mísseis de longo alcance, segundo os países vizinhos.

No último dia 12, Pyongyang comunicou à Organização Internacional de Aviação Civil (Icao) e à Organização Marítima Internacional (OMI) seu plano de lançar um satélite de comunicações entre as 11h de 4 de abril (23h de Brasília de 3 de abril) e as 16h do dia 8 do mesmo mês (4h de Brasília do mesmo dia).

O lançamento do satélite faria parte do programa espacial norte-coreano. Porém, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão temem que, na verdade, o país queira testar um míssil balístico de longo alcance Taepodong, de fabricação nacional e cujos dois testes anteriores fracassaram. EFE ce/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.