Coréia do Norte diz que Kim apareceu em público continuamente em 2008

Seul, 24 dez (EFE).- O líder norte-coreano Kim Jong-il protagonizou este ano aparições públicas sem pausa em meio às especulações sobre seu estado de sua saúde, disse hoje a agência oficial KCNA.

EFE |

A "KCNA" elogiou as contínuas aparições públicas do líder comunista e ressaltou que se trataram de viagens para revisar a situação da economia do povo norte-coreano.

A agência norte-coreana assegurou que Kim apareceu em público até 91 vezes este ano, frente às 86 aparições do ano passado.

No entanto, a "KCNA" não comentou a ausência do líder registrada durante vários meses da segunda metade do ano.

Kim, de 66 anos, não assistiu no dia 9 de setembro ao desfile militar realizado por ocasião do 60º aniversário da fundação da Coréia do Norte, o que aumentou as especulações sobre seu estado de saúde.

Segundo fontes da Inteligência dos Estados Unidos e da Coréia do Sul, Kim teria sofrido em agosto um derrame cerebral do qual se está recuperando.

O líder norte-coreano reapareceu em público no dia 4 de outubro, em várias fotografias feitas durante uma partida futebol, embora se desconheça a data em que foram tiradas.

A partir desta data, a imprensa da Coréia do Norte publica freqüentemente fotografias de Kim para tentar acabar com os rumores sobre sua saúde. EFE ce/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG