promoverá o entendimento - Mundo - iG" /

Coréia do Norte diz que ajuda dos EUA promoverá o entendimento

SEUL - A Coréia do Norte acredita que a decisão dos Estados Unidos de restabelecer os envios de ajuda alimentícia, perante a crise vivida pelo país, permitirá promover o entendimento e a confiança entre os dois povos, conforme publica neste domingo a imprensa sul-coreana.

EFE |

Um escritório da Agência Central de Notícias Norte-coreana (KCNA), emitido no sábado, assinala que essa decisão "ajudará a resolver a escassez alimentícia, até certo ponto", no país.

Na sexta-feira, os EUA anunciaram que enviarão 500.000 toneladas de comida em um ano para a Coréia do Norte.

Essas provisões estavam paralisadas desde 2005 após surgirem denúncias de que essa assistência não chegava às vítimas das crises de fome, mas era desviada para os militares e para personalidades do regime.

A agência KCNA diz que a Coréia do Norte está "disposta a fornecer todas as condições técnicas necessárias para a entrega de ajuda", em uma possível alusão a que aceitará que os EUA vigiem a provisão de alimentos.

A maior parte da assistência, 400.000 toneladas, será distribuída através do Programa Mundial de Alimentos da ONU, enquanto as restantes 100.000 toneladas seriam entregues através de ONGs americanas.

Leia mais sobre: Coréia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG