Seul, 5 nov (EFE).- A Agência Central de Notícias da Coréia do Norte (KCNA) divulgou hoje uma nova fotografia do líder do país comunista, Kim Jong-il, diante dos rumores sobre seu estado de saúde, gerados por sua ausência em setembro em um desfile militar.

A "KCNA" divulgou hoje uma foto que mostra uma visita de Kim, acompanhado de uma comitiva de oficiais, a duas unidades de bases militares do Exército norte-coreano.

A Coréia do Norte, que publicou há três dias outra imagem do líder em uma partida de futebol, não informou a data da visita nem a localização das unidades militares onde Kim foi fotografado.

Segundo a "KCNA", Kim "ordenou aos soldados que trabalhassem para intensificar e desenvolver o Exército norte-coreano como uma força invencível revolucionária".

As especulações sobre o estado de saúde de Kim, de 66 anos, cresceram desde que ele deixou de aparecer em publico no dia 14 de agosto.

O líder não assistiu em 9 de setembro ao desfile militar em que a Coréia do Norte comemorou os 60 anos de sua fundação.

Fontes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos asseguraram na ocasião que o líder norte-coreano tinha sofrido um derrame cerebral.

Após a publicação no domingo das fotografias de Kim, os meios de comunicação sul-coreanos começaram a especular sobre a possibilidade de o líder sofrer uma paralisia no braço esquerdo por causa do derrame sofrido. EFE ce/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.