Coreia do Norte dispara três mísseis de curto alcance, diz Seul

SEUL - A Coreia do Norte disparou um terceiro míssil de curto alcance nesta quinta-feira, informou um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Redação com agências internacionais |

O porta-voz disse que o míssil foi lançado cerca de 19h50 (pelo horário local e 7h50 horário de Brasília), mas não forneceu mais detalhes.

O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, afirmou que os disparos norte-coreanos são um ato de provocação, segundo informou a agência japonesa Jiji.

Mais cedo, o Ministério da Defesa sul-coreano havia informado a realização pela Coreia do Norte de um teste com o disparo de dois mísseis de curto alcance em sua costa leste.

O porta-voz disse que Pyongyang havia disparado os dois primeiros mísseis antinavio entre 17h20 (no horário local, ou 5h20 em Brasília) e 18 horas.

Tensão na região

A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira que realizaria manobras militares durante julho, e pediu ao Japão que não se aproximasse de suas costas no período.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na terça-feira a Pyongyang que não fizesse nada para agravar a situação na região.

O regime comunista disparou um míssil de longo alcance em 5 de abril e realizou um segundo teste nuclear em 25 de maio, antes de disparar vários mísseis de curto alcance, o que provocou protestos da comunidade internacional e a imposição de novas sanções por parte da ONU.

Washington anunciou acreditar na possibilidade de um disparo de míssil de longo alcance norte-coreano em direção ao Havaí, provavelmente em 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos.

* Com Reuters e AFP

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG