Coreia do Norte desafia o mundo e anuncia novo teste nuclear

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira ter realizado com sucesso um novo teste nuclear e ameaçou executar novos testes, sem levar em consideração as pressões internacionais que tentam obrigar o regime de Pyongyang a renunciar às ambições atômicas.

AFP |

Pyongyang mencionava a ameaça de represálias - incluindo um novo teste nuclear - desde que no mês passado o Conselho de Segurança da ONU condenou o lançamento de um foguete de longo alcance que sobrevoou o Japão no início de abril.

"A República Democrática e Popular da Coreia (RDPC) realizou com êxito um novo teste nuclear subterrânero em 25 de maio, como parte das medidas destinadas a reforçar suas capacidades de dissuasão nuclear", afirma uma nota da agência oficial do regime KCNA.

Pyongyang ameaçou ainda realizar mais testes, caso os Estados Unidos prossigam com o que chamou de "política de intimidação", afirmou um funcionário da embaixada norte-coreana em Moscou.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e União Europeia manifestaram grande preocupação, assim como Coreia do Sul e Japão.

O presidente americano Barack Obama condenou o que considerou "uma ameaça para a paz" e pediu uma "ação da comunidade internacional".

"Estas ações, que não são uma surpresa dadas as declarações e as ações até este momento, são um tema grave que envolve todas as nações", afirmou Obama.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta segunda-feira em Nova York às 16H00 locais (17H00 de Brasília), anunciou o chefe da diplomacia russa Serguei Lavrov.

jkw/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG