Coreia do Norte confirma recebimento de carta de Obama

Seul, 18 dez (EFE).- A Coreia do Norte confirmou hoje que o líder norte-coreano, Kim Jong-il, recebeu uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a visita que o enviado americano Stephen Bosworth fez a Pyongyang no começo do mês.

EFE |

Segundo a agência norte-coreana "KCNA", Kim recebeu a carta das mãos do primeiro vice-ministro de Assuntos Exteriores norte-coreano, Kang Sok-ju, que se reuniu no início de dezembro com Bosworth para discutir a volta da Coreia do Norte às negociações multilaterais para o desmantelamento do programa nuclear nacional.

Acredita-se que, na mensagem a Kim, Obama transmitiu o desejo de reativar as conversas multilaterais para que Pyongyang abandone suas aspirações atômicas.

Segundo a agência sul-coreana "Yonhap", o presidente americano pode ter mencionado a possibilidade de abrir um escritório de representação americano em Pyongyang como passo prévio à normalização das relações bilaterais, caso a Coreia do Norte aceite voltar a negociar.

O regime norte-coreano deu este diálogo por morto em abril último, depois que a comunidade internacional condenou o lançamento de um foguete de longo alcance de "fins científicos". EFE ce/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG