Coreia do Norte celebra aniversário de Kim Jong-il

Líder completa 69 anos nesta quarta-feira, dia em que devem acontecer eventos culturais e esportivos em sua homenagem

iG São Paulo |

A Coreia do Norte celebra nesta quarta-feira com atos públicos e esportivos o 69º aniversário do líder do país, Kim Jong-il, em um dos dias festivos mais importantes da nação comunista. Desde a última semana os norte-coreanos foram chamados a participar das concentrações de apoio ao líder, que começaram na terça-feira.

AFP
Festividades em homenagem ao líder norte-coreano tiveram início nesta terça-feira (15/02)

A propaganda norte-coreana difunde a versão de que Kim Jong-il nasceu no Monte Paektu, considerado sagrado nas duas Coreias, embora documentos históricos indiquem que o líder norte-coreano nasceu em um povoado soviético. Kim Jong-il herdou o poder na Coreia do Norte em 1994, após a morte de seu pai, Kim Il-sung, fundador do regime e a quem o povo norte-coreano chama de "presidente eterno"

Nesta quarta-feira, as famílias norte-coreanas receberão porções de comida e álcool apesar de a imprensa sul-coreana ter assegurado recentemente que o regime norte-coreano está buscando ajuda externa para evitar a escassez de alimentos.

O 69º aniversário de Kim Jong-il acontece após um dos períodos de maior tensão com a Coreia do Sul depois do bombardeio norte-coreano em novembro contra uma ilha sul-coreana.

Reuters
Imagem de TV mostra jovem identificado como Kim Jong-chol pela imprensa sul-coreana
Eric Clapton

Nesta quarta-feira, a emissora pública sul-coreana KBS divulgou imagens de Kim Jong-chol, o segundo filho de Kim Jong-il, em um show de Eric Clapton em Cingapura no dia 14 de fevereiro.

Kim Jong-chol, de 29 anos, foi surpreendido nas arquibancadas do estádio onde foi realizado o concerto na companhia de um grupo de cerca de 20 pessoas e com uma jovem sentada a seu lado.

As imagens, divulgadas no site da emissora sul-coreana, mostram Kim Jong-chol, conhecido por ser fã incondicional do guitarrista americano, movimentando-se com desenvoltura perto do palco.

Em um momento a câmera se aproxima do jovem e seus acompanhantes trocam gritos e empurrões com os jornalistas para evitar a gravação das imagens. Esta é a primeira aparição do segundo filho de Kim Jong-il desde 2006, quando foi visto em outro concerto de Eric Clapton, desta vez na Alemanha. A imprensa sul-coreana descreve o jovem Kim Jong-chol como um fã da NBA e da música pop, e lembra que em 2008 ele convidou Eric Clapton para fazer um show em Pyongyang, um projeto que não avançou.

Com EFE

    Leia tudo sobre: Kim Jong-ilcoreia do norteaniversárioeric clapton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG