Coreia do Norte ameaça com represálias tentativa de derrubar seu foguete

O alto comando militar da Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira adotar represálias contra qualquer tentativa de derrubar o foguete que planeja lançar nos próximos dias, afirma um comunicado transmitido pela agência do regime comunista, KCNA.

AFP |

"Nossas Forças Armadas Revolucionárias não hesitarão em adotar represálias, caso forças hostis mostrem o mínimo sinal de estar preparando a derrubada de nosso satélite", afirma o comunicado.

"Se o Japão perder o sangue frio e atacar nosso satélite pacífico, o Exército do povo fornecerá uma tempestade de fogo em forma de represálias não apenas contra o armamento antimíssil já deslocado, e sim contra contra as instalações japonesas".

O documento também adverte os Estados Unidos para a "retirada imediata de suas Forças Armadas se desejam evitar danos".

A Coreia do Norte anunciou que colocará em órbita entre 4 e 8 de abril "um satélite de telecomunicações", que deve sobrevoar o norte do arquipélago japonês.

No entanto, os Estados Unidos e seus aliados asiáticos suspeitam que o lançamento seja uma tentativa de dissimular um teste experimental do míssil de longo alcance Taepodong-2, em tese com capacidade para alcançar o Alasca.

O Japão já deslocou um sistema antimíssil para tentar derrubar qualquer míssil que possa cair em seu território.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG