Seul - A Coreia do Norte advertiu hoje que derrubará qualquer avião espião americano que sobrevoe seu território para vigiar o lançamento do satélite, informou hoje a rádio oficial do regime comunista, citada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

"Se os mafiosos imperialistas americanos ousam fazer espionagem aérea, interferindo em nossos preparativos para o lançamento de um satélite com propósitos pacíficos, nossas forças revolucionárias os derrubarão", disse hoje a rádio oficial da Coreia do Norte.

Trata-se de uma ameaça incomum contra as atividades aéreas de reconhecimento dos aviões espiões americanos e sul-coreanos que sobrevoam de forma rotineira a Coreia do Norte, como indica a agência "Yonhap".

A Coreia do Norte assegurou nesta segunda que EUA e Coreia do Sul fizeram pelo menos 190 missões de espionagem aérea sobre seu território.

Pyongang publica regularmente o número de aviões espiões americanos e sul-coreanos que verifica em seu espaço aéreo.

A Coreia do Norte anunciou seus planos de lançar um satélite de telecomunicações entre 4 e 8 abril, em meio a suspeitas de que a ação possa ocultar o teste de um míssil de longo alcance.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.