Coreia do Norte ajuda Mianmar a construir rede secreta de túneis

Bangcoc, 25 jun (EFE).- O regime militar de Mianmar (antiga Birmânia) constrói com a ajuda da Coreia do Norte uma extensa rede de túneis blindados e refúgios em várias áreas do país para fins militares, segundo imagens e documentos que vazaram para a imprensa estrangeira.

EFE |

Os testes das gigantescas obras de engenharia que são realizadas em Mianmar, um dos países mais pobres da Ásia, alimentam os rumores de que o regime norte-coreano planeja fornecer tecnologia nuclear aos generais birmaneses.

Os vídeos e fotografias divulgadas pelo canal de televisão ligado à dissidência, o "Voz Democrática de Mianmar", a partir de uma investigação realizada pelo jornalista Bertil Lintner, mostram assessores da Coreia do Norte em alguns dos até 800 túneis já finalizados ou em processo de construção.

As instalações e túneis dotados de equipamentos eletrógenos fazem parte de um projeto ao qual, segundo documentos oficiais, o Governo birmanês denomina de "casco de tartaruga", e a maioria fica perto da nova capital, Naypyidaw, e em áreas próximas à fronteira com a Tailândia.

Os túneis, alguns de um tamanho que permite a entrada de caminhões, estão conectados a amplas dependências subterrâneas desenhadas para armazenar armas, alimentos, servir de centro de comando e abrigar 600 pessoas, de acordo com os documentos citados pelo canal da dissidência birmanesa.

A divulgação das imagens acontece quando a Marinha dos Estados Unidos segue a pista do "Kang Nam", uma embarcação norte-coreana que o Pentágono acredita que transporte armas, peças de míssil, tecnologia militar ou material nuclear, o que significaria o descumprimento da última sanção do Conselho de Segurança da ONU.

Através da imprensa estatal, a Junta Militar birmanesa negou hoje que a embarcação suspeita de transportar armas se dirija às costas de Mianmar, mas admitiu que outro navio com bandeira da Coreia do Norte atracará no país dentro de dois dias. EFE grc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG