Coreia do Norte adverte Japão sobre exercícios militares

A Coreia do Norte advertiu o Japão que realizará exercícios militares ao longo da costa oriental entre 25 de junho e 10 de julho, o que aumenta os temores de novos testes de mísseis de curto ou médio alcance.

AFP |

"Informaram claramente que o objetivo da advertência era um exercício militar", afirmou uma fonte da guarda costeira nipônica, depois que o Japão recebeu um alerta das autoridades norte-coreanas.

O alerta foi considerado um sinal de que Pyongyang pode executar novos testes de mísseis de curto alcance. Também se acredita que o regime comunista prepara o lançamento de um míssil de longo alcance em direção ao Oceano Pacífico, a pouca distância do Havaí.

O governo dos Estados Unidos informou que o país está preparado para a possibilidade da Coreia do Norte disparar um míssil de longo alcance em direção ao Havaí, provavelmente em 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos.

Na última advertência, a Coreia do Norte informou ao Japão que fará exercícios militares perto do porto de Wonsan (leste), entre a próxima quinta-feira e o dia 10 de julho, entre as 8H00 e as 20H00.

A Coreia do Norte emitiu alertas internacionais antes de disparar um foguete que sobrevoou o Japão em abril e que, segundo Pyongyang, era um lançamento de satélite. No entanto, Tóquio e Washington consideraram que o lançamento foi o teste de um míssil balístico de longo alcance dissimulado.

oh/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG