Coreia de Norte prepara novo lançamento de míssil

SEUL - Embarcações pesqueiras chinesas se retiraram das águas nas proximidades da fronteira marítima entre as duas Coreias, informou uma autoridade militar sul-coreana na quarta-feira. Isto indica que a Coreia do Norte pode estar prestes a testar o lançamento de um míssil de curto alcance.

Reuters |

Reportagens norte-americanas e sul-coreanas disseram que a Coreia do Norte, em mais uma medida que pode aumentar as tensões na região, arranjou mais preparativos para o teste do míssil Taepodong-2. O lançamento pode ser possível dentro de um mês.

A Coreia do Norte costuma ordenar às suas embarcações que saiam das águas do mar Amarelo quando conduz este tipo de teste. A China é o país mais aliado próximo que da Coreia do Norte -- é a maior benfeitora do país empobrecido.

"Os barcos de pesca (chineses) desapareceram, não foram detectadas outras medidas incomuns", disse uma autoridade da aliança de Chefes Civis da Coreia do Sul, que pediu para não ser identificada.

Ao testar mísseis de curto alcance na área, em outubro de 2008, a Coreia do Norte ordenou a suas embarcações que não navegassem alguns dias antes de soltar os mísseis, disseram autoridades sul-coreanas.

Os mísseis de curto alcance norte-coreanos chegam a atingir entre 100 e 150 km de distância, o que significa que podem chegar a toda a área de Seul e muitas bases norte-americanas na Coreia do Sul.

Especialistas dizem que a Coreia do Norte tem centenas de mísseis deste tipo e que os tais mísseis provaram ser eficazes devido aos testes recentes.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG