Córdoba agradece Farc por libertação de reféns

Villavicencio (Colômbia), 3 fev (EFE).- A congressista colombiana Piedad Córdoba agradeceu hoje às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por ter libertado Alan Jara, e indicou que falou de maneira insistente com um comandante rebelde para conseguir mais libertações de reféns.

EFE |

A senadora disse que conversou com os rebeldes sobre a importância de continuar com as libertações, e anunciou que continuará visitando os presos das Farc para buscar uma troca que permita o retorno de todos os reféns.

"O trabalho pelas libertações continua, e tenho de aproveitar para agradecer às Farc por terem cumprido com seu compromisso de seguir avançando neste processo, e porque isto mostra que é possível avançar pela via política e negociada", disse.

Córdoba também confirmou que falou com o comandante rebelde encarregado de libertar Jara, e insistiu na necessidade de buscar um acordo humanitário.

"Ele é um comandante que fez parte das outras libertações, Alan o apelidou de 'comandante Liberdade'. Ele é muito sério e insisti muito sobre a necessidade de continuar nesse caminho", precisou.

A senadora indicou que no momento da libertação vários aldeões se despediram do ex-governador do departamento de Meta em um ponto da selva onde aproximadamente 30 guerrilheiros das Farc o entregaram ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

"Ele caminhava no meio de camponeses, camponesas e guerrilheiros; eram pessoas que vieram para se despedir", confirmou Córdoba.

Jara foi professor de russo e inglês em vários acampamentos das Farc. EFE fer/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG