Copom reduz taxa de juros para 8,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou, nesta quarta-feira, um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros do país. Com a redução, a taxa Selic passa a ser de 8,75% - a menor da série histórica, iniciada em 1996.

BBC Brasil |

Esta foi a quinta redução consecutiva da taxa básica de juros pelo Comitê, mas a mais baixa desde o início do ano. Desde janeiro, os cortes haviam sido de 1 ponto ou 1,5 p.p.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira, a decisão sobre a redução da taxa foi unânime.

Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 8,75% a.a., sem viés, por unanimidade", afirma a nota.

No mesmo comunicado, o Copom afirma ainda que o valor da taxa contribuiria "para assegurar a recuperação não inflacionária da atividade econômica".

Levando em conta que a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro tem efeitos defasados e cumulativos sobre a economia, o Comitê avalia, neste momento, que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a convergência da inflação para a trajetória de metas ao longo do horizonte relevante, bem como para a recuperação não inflacionária da atividade econômica
Na última reunião do Copom, em 10 de junho, a taxa básica de juros havia sido reduzida em 1 ponto percentual, chegando a 9,25% ao ano â¿ a primeira vez desde 1996 que a taxa ficou abaixo dos dois dígitos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG