Convenção democrata em Denver em números

A Convenção democrata de Denver, no estado do Colorado, para oficializar oficialmente a candidatura de Barack Obama à Casa Branca, acontecerá entre 25 e 28 de agosto.

AFP |

Seguem os dados de maior destaque da convenção:

Mais de 4.000 delegados de todos os EUA participarão no encontro. No total, 50.000 pessoas, entre elas 15.000 jornalistas de todo o mundo, estarão presentes na convenção de Denver.

Para ser declarado candidato, Obama deve reunir pelo menos 2.117 votos dos 4.233 delegados. Segundo o site especializado independente RealClearPolitics, Obama contaria com cerca de 2.230 delegados.

Esta será a 45ª Convenção do Partido Democrata e a segunda, em exatamente 100 anos, que acontece em Denver.

Os delegados se reunirão no Pepsi Center, um enorme complexo destinado a atividades esportivas. Obama fará um discurso de encerramento num estádio, o Invesco Field, capaz de acolher 75.000 pessoas.

Obama falará dia 28 de agosto, exatamente 45 anos depois do famoso discurso de Martin Luther King: "Eu tenho um sonho".

O primeiro dia, segunda-feira, ficará marcado por uma intervenção de Michelle Obama, a esposa do senador de Illinois, e uma homenagem ao senador Ted Kennedy, que atualmente sofre um tumor incurável no cérebro. Símbolo da esquerda americana, Kennedy se manifestará em mensagem gravada.

O ex-governador de Virgínia, Mark Warren, será o principal orador da noite de 26 de agosto. Em 2004, este papel coube a Barack Obama. Hillary Clinton, rival derrotada por Obama nas primárias, falará também em 26 de agosto.

Em 27 de agosto, os delegados serão convocados a escolher entre Clinton e Obama, num voto essencialmente simbólico, porque a senadora por Nova York não tem matematicamente nenhuma possibilidade de obter a maioria necessária para ser declarada candidata.

Assim que seus partidários tiveram votado para ela, que também é delegada, anunciará sua decisão de votar por Obama, e exortará a seus partidários a fazer o mesmo.

O companheiro de chapa de Obama para a vice-presidência, o senador Joseph Biden, falará na noite de 27 de agosto. Entre os oradores está também e o ex-presidente Bill Clinton.

aje/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG