Contatos para trégua em Gaza levam Hamas de volta ao Egito

Gaza, 17 mai (EFE).- Uma delegação de líderes do movimento Hamas viajará ao Cairo na segunda-feira para dar continuidade às negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, informou hoje um porta-voz do grupo.

EFE |

"A visita ao Cairo tem como objetivo esboçar os mecanismos para a implementação de um cessar-fogo e determinar o momento de torná-lo efetivo", disse Ayman Taha, representante do Hamas, em Gaza.

Taha acrescentou que o movimento islâmico tem notícias de que Israel tem uma "incipiente aceitação" da proposta egípcia para uma trégua na faixa territorial e que as facções palestinas também estariam de acordo com os termos que estão sendo debatidos com a mediação do Cairo.

Após a última rodada de diálogo realizada no Egito no mês passado, o Hamas ofereceu seis meses de cessar-fogo em Gaza em troca da suspensão do bloqueio de Israel sobre a região.

Na semana passada, o chefe do serviço secreto egípcio, Omar Suleiman, viajou a Israel para apresentar tal proposta.

Na ocasião, os líderes israelenses disseram que uma trégua em Gaza deveria incluir, necessariamente, a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, seqüestrado há cerca de dois anos por membros de diferentes facções islâmicas, entre elas o Hamas.

No dia seguinte, dirigentes do Hamas descartaram a soltura de Shalit, pela qual exigiram a libertação de até 1.500 palestinos mantidos em prisões israelenses. EFE sar/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG