Construção de segunda ponte entre Brasil e Paraguai começará em um ano

Assunção, 24 set (EFE).- As autoridades paraguaias informaram hoje que começará em setembro de 2009 a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, avaliada em US$ 60 milhões e que será erguida sobre o Rio Paraná.

EFE |

A informação foi divulgada hoje durante uma entrevista coletiva em Assunção concedida por Óscar Rodríguez, vice-ministro de Relações Econômicas, Internacionais e Integração da Chancelaria paraguaia.

Rodríguez disse que a ponte vai ser custeada pelo Brasil e ligará a localidade de Porto Meira, próxima a Foz de Iguaçu, com a paraguaia Presidente Franco, na divisa com Ciudad del Este.

Segundo vice-ministro, ainda não está definido se a segunda ponte será só para transportes de cargas ou se também estará liberada ao tráfego de veículos de passeio.

Rodríguez destacou que a obra vai agilizar a passagem pela fronteira, onde a demora gera freqüentes protestos e bloqueios na Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

O vice-ministro também disse que o BNDES vai financiar um estudo sobre a viabilidade de uma interconexão ferroviária entre o estado do Paraná e o departamento paraguaio de Itapúa, na fronteira com a a Argentina.

Segundo as primeiras estimativas, essa construção teria um custo de US$ 1 milhão por quilômetro de via. EFE rg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG