Consórcio europeu lança foguete para colocar em órbita 2 satélites

Paris, 20 dez (EFE) - O consórcio espacial europeu Arianespace lançará hoje um foguete, o sexto Ariane de 2008, com o qual porá em órbita a partir da base européia espacial de Kuru, na Guiana Francesa, dois satélites de telecomunicações para a operadora Eutelsat.

EFE |

A missão começará às 23h50 de Paris (20h50 de Brasília) e será a 42ª de uma plataforma de lançamento de tipo "Ariane-5", explicou em comunicado a Arianespace, que indicou que os satélites que serão colocados em órbita são o Hot Bird 9 e o W2M.

O Hot Bird 8 tinha sido lançado ao espaço por um foguete russo em agosto de 2006.

Já o Hot Bird 9 -fabricado pela EADS Astrium- está destinado à divulgação de programas de televisão por satélite e por cabo na Europa, no Oriente Médio e no norte da África e é o segundo de um programa de fabricação de três, o último dos quais está previsto que seja lançado no começo de 2009.

O satélite W2M foi fabricado entre EADS Astrium e ISRO, a agência espacial indiana, e permitirá à Eutelsat oferecer programas de televisão e alimentar redes de dados, e cobrirá igualmente Europa, Oriente Médio e norte da África, assim como as ilhas do Oceano Índico. EFE jam/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG