Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Conservadores vencem eleições legislativas no Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, declarou-se vitorioso na terceira eleição no país em quatro anos. Mas resultados preliminares do pleito legislativo de terça-feira indicam que seu partido, o Conservador, obteve 38% dos votos e vai continuar formando um governo de minoria.

BBC Brasil |

Harper, que lidera uma administração minoritária desde 2006, convocou esta eleição na expectativa de aumentar a presença conservadora no Parlamento, de acordo com o correspondente da BBC em Toronto, Lee Carter.


Harper comemora a vitória / Reuters

As 143 cadeiras conquistadas neste pleito representam um avanço para os conservadores, que detinham 124, mas eles ainda estão aquém das 155 necessárias para uma maioria parlamentar.

O nosso é provavelmente o único que pode ser reeleito", disse ele, ressaltando que seu partido conseguiu aumentar sua presença no Parlamento.

Harper saiu vitorioso, mas foi criticado durante a campanha por não manifestar empatia suficiente para com os canadenses que perderam dinheiro durante o período de volatilidade nas bolsas de valores no mundo.

Durante a campanha, Dion promoveu um ambicioso plano de impostos sobre a emissão de carbono, para combater mudanças climáticas.

Dion, um canadense francês de Quebec, teve dificuldades em atrair eleitores falantes nativos da língua inglesa, disse Carter.

Leia mais sobre Canadá

Leia tudo sobre: canadá

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG