Conservadores questionam objetividade de mediadora em debate nos EUA

Saint Louis (EUA.), 1 out (EFE) - A imprensa conservadora questionou hoje a objetividade de Gwen Ifill, a moderadora do debate de quinta-feira entre os candidatos à Vice-Presidência dos Estados Unidos, a republicana Sarah Palin e o democrata Joseph Biden.

EFE |

Em artigo, o "WorldNetDaily", um site de ideologia de direita, acusou hoje Ifill de escrever um livro "pró (Barack) Obama", o candidato democrata à Presidência.

O livro "The Breakthrough: Politics and Race in the Age of Obama" começará a ser vendido em 20 de janeiro, e aborda o impacto de sua campanha presidencial no país.

Ifill, que é negra, trabalha para a televisão pública dos Estados Unidos ("PBS", em inglês) e já foi correspondente no "The New York Times", "The Washington Post", "The Baltimore Sun" e a rede de televisão "NBC".

Após o artigo do "WorldNetDaily", Greta van Susteren, uma apresentadora do canal conservador "FOX News", assegurou que a objetividade de Ifill está em dúvida.

"Simplesmente não é justo. No sistema judiciário, isto seria razão para anular o julgamento", sustentou.

Van Susteren ressaltou que a campanha de John McCain, o candidato republicano à Presidência, só soube da existência do livro quando ela ligou para perguntar sobre o tema.

O artigo do "WorldNetDaily" afirma também que a jornalista foi criticada no passado "por não tratar da mesma forma os candidatos dos dois partidos".

Ele cita um momento no debate em 2004 entre o vice-presidente Dick Cheney e o candidato democrata à Vice-Presidência, John Edwards, no qual Ifill, que também era a moderadora, não deu mais tempo que o permitido a Cheney para responder a uma pergunta.

Também mencionou um suposto olhar "de desprezo" em direção a Palin durante uma passagem ao vivo enquanto a republicana fazia seu discurso de aceitação da nomeação como candidata à Vice-Presidência do partido.

Segundo o site, alguns espectadores se queixaram à "PBS" por isso. EFE cma/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG