Conservadores obtêm vitória tranqüila em pleito parcial no R.Unido

Londres, 23 mai (EFE).- O Partido Conservador britânico, o principal da oposição, conseguiu hoje uma cômoda vitória no pleito realizado na circunscrição de Crewe & Nantwich, o que representa um outro revés para o primeiro-ministro, o trabalhista Gordon Brown.

EFE |

O candidato "tory" Edward Timpson obteve 7.860 votos a mais que a aspirante trabalhista Tamsin Dunwoody, que esperava manter esta cadeira para seu partido após a morte de sua mãe, Gwyneth Dunwoody, que era parlamentar por Crewe & Nantwich desde 1983.

Ao ser declarado vencedor, Timpson disse que os eleitores "rejeitaram as velhas políticas e votaram por uma alternativa positiva apresentada pelo Partido Conservador".

"O Governo tem de mudar", afirmou Timpson, que obteve 20.538 do total de votos (49,49%).

O segundo lugar ficou com Tamsin Dunwoody, com 12.679 votos (30,55%), seguida pela candidata liberal-democrata Elizabeth Shenton, com 6.040 votos (14,55%).

A participação foi de 58,2%, uma porcentagem considerada muito alta para uma eleição parcial.

No último dia 1º, Brown sofreu uma dura derrota no pleito local realizado na Inglaterra e em Gales, incluindo a Prefeitura de Londres, vencida pelo "tory" Boris Johnson.

Segundo as últimas pesquisas, o apoio aos trabalhistas está no nível mais baixo desde maio de 1987, antes de a então primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher conquistar seu terceiro mandato consecutivo. EFE vg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG