Conservadores garantem maioria na Câmara do Canadá

Partido do primeiro-ministro Stephen Harper conquistou 40% dos votos e obteve 167 das 308 circunscrições eleitorais do país

iG São Paulo |

Os conservadores do primeiro ministro canadense, Stephen Harper, venceram as eleições legislativas de segunda-feira no Canadá e, mais importante, garantiram a maioria na Câmara dos Comuns.

Os conservadores venceram com 40% dos votos e ganharam 167 das 308 circunscrições eleitorais do país. O esquerdista Novo Partido Democrático (NPD) conquistaram 102, enquanto os liberais ficaram com 34.

AFP
O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, em Calgary, no Canadá
"É a primeira vez que um líder conservador ganha três eleições seguidas no Canadá", afirmou à rede TVA o porta-voz de Harper, Dimitri Soudas.

A "mudança", que resultou na "oposição oficial", já havia sido projetado pelas pesquisas, apresenta várias questões a uma eleição antes considerada "monótona", uma vez que esta é a quarta votação em sete anos no país.

Os novos ares, no entanto, não estavam nos planos do líder conservador. Muito pelo contrário, ele baseou sua campanha eleitoral na estabilidade e na continuidade, prometendo aos canadenses continuar a recuperação econômica e comprometendo-se a não aumentar os impostos.

Harper, um inteligente estrategista auxiliado por um grande aparato de seu partido, também se utilizou do argumento do temor, advertindo a população sobre o "risco enorme e real" de um governo do NPD, "gastador e inexperiente".

No governo desde as eleições de 2006, mas sem ter conquistado a maioria, os conservadores também haviam vencido o pleito de 2008 com uma minoria fortalecida.

Após uma moção de censura aprovada em março pela oposição contra o governo minoritário por "ultraje ao Parlamento" e falta de transparência, os analistas se perguntaram se os eleitores dariam a Harper a maioria parlamentar. No entanto, o crescimento do NPD, conduzido pelo carismático Jack Layton, sacudiu as eleições.

*Com BBC e AFP

    Leia tudo sobre: canadáeleiçõesstephen harperconservadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG