Conservadores ganham eleições europeias na Letônia

Moscou, 7 jun (EFE).- A conservadora União Cívica (UC), um dos cinco partidos que integram a coalizão governante, foi a legenda mais votada nas eleições europeias realizadas ontem na Letônia, segundo as pesquisas de boca-de-urna.

EFE |

A UC obteve o respaldo de 24,29% dos eleitores letãos, segundo as pesquisas divulgados hoje pela agência LETA em colaboração com o grupo editorial "Dienas Medii".

Enquanto isso, os partidos que representam a minoria russo-falante - um terço da população -, Centro Harmonia e Pelos Direitos Humanos em uma Letônia Unida alcançaram 16,68% e 8,2% dos votos, respectivamente.

Na capital, Riga, onde residem a maioria de russo-falantes o Centro Harmonia foi o ganhador, segundo as pesquisas, com 25,56% dos votos, contra 18,83% da UC.

O grande derrotado no pleito europeu foi o partido do primeiro-ministro Valdis Dombrovskis, Tempo Novo, que teria somado apenas 7,43% dos votos.

Segundo os analistas, a ascensão dos partidos russo-falantes refletiria o descontentamento dos letãos, especialmente os que residem nas cidades, com a gestão de Dombrovskis, chefe do Governo desde março.

Neste pleito são eleitos 8 deputados pelos quais competem 186 candidatos de 17 partidos.

Segundo os dados da Comissão Eleitoral Central (CEC), 49,49% dos eleitores (737.916) tinha depositado seu voto às 21h local, uma hora antes do fechamento dos colégios eleitorais.

Letônia, da mesma forma que os outros dois países bálticos, Lituânia e Estônia, ingressou na UE em 2004. EFE io/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG