Conselho Segurança negocia para evitar veto russo a texto sobre conflito

Nações Unidas, 15 ago (EFE).- Os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas intensificaram as negociações para tentar evitar que a Rússia vete um projeto de resolução em que trabalham há dias e que procura ratificar o cessar-fogo na Geórgia, disseram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas.

EFE |

As negociações se intensificaram depois que o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, assinasse em Tbilisi um plano de paz proposto pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, em nome da União Européia (UE).

"Trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros europeus e com os EUA e conseguimos avançar. Depois realizaremos negociações com os russos, que certamente serão difíceis", assinalou um diplomata ocidental.

As fontes diplomáticas ressaltaram que os membros ocidentais do Conselho de Segurança se mantêm "firmes" sobre a necessidade de que o texto reflita o respeito a soberania e integridade territorial da Geórgia.

"A linguagem sobre a integridade territorial é indubitavelmente importante e sensível", apontou outro diplomata sabendo das negociações com a Rússia.

Nessas conversas se discutirá encontrar um consenso que permita evitar um veto da Rússia ao projeto de resolução do Conselho de Segurança, que com sua autoridade procura ratificar os seis pontos do plano de paz apresentado pela França.

"Desejamos uma solução e não um veto, mas nos mantemos firmes quanto a nossos princípios, e nisso estão as dificuldades", acrescentou uma das fontes. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG